Conheça Dicas e Informações sobre como montar um e-Commerce de sucesso

Conheça Dicas e Informações sobre como montar um e-Commerce de sucesso

Fonte: e-Commerce Brasil e S1000

Os últimos dados oficiais divulgados indicam que o número de usuários na internet ultrapassou a casa dos 120 milhões de pessoas. Destes, 87% acessam todos os dias seus dispositivos em busca de informação, produtos e serviços.

Com essa expansão, é praticamente impossível encontrar um negócio de sucesso hoje, que não faça uso da força de uma solução web (seja ela: Loja Virtual, Site, Landing page, Aplicativo,  Redes Sociais, etc.).

Sabemos que isso não significa que assistiremos ao desaparecimento das lojas físicas. O que já estamos vendo acontecer cada vez mais é a integração dos canais de venda.

Desta forma surge a importância do conceito de multicanais. Para atender à demanda de um público cada vez mais exigente. O desafio para as empresas, independentemente do tamanho ou setor de atuação, é valorizar a conveniência do cliente.

Na prática, isso significa viabilizar suas compras pelos canais que ele considerar mais relevantes (ex.: loja virtual,  website, loja física, redes sociais,  marketplaces, aplicativos, entre outros).

Nosso objetivo e orientá-lo neste processo, que deve ter um início, mas o processo de evolução deve ser constante para se alcançar o sucesso.

 

Cenário e números do Comércio Eletrônico no Brasil

Os dados reunidos na última edição da pesquisa e-Bit/Nielsen confirmam o excelente momento do comércio eletrônico no Brasil:

– No primeiro semestre de 2018, 27,4 milhões de pessoas fizeram compras nas lojas virtuais;

– O faturamento do setor alcançou a cifra de R$ 53,4 bilhões, o que representa uma alta de 12% em relação a 2017;

– Alcançamos em 2018 um total de 120 milhões de pedidos. Isso representa quase o dobro do registrado em 2011;

– As vendas via marketplaces, tiveram um aumento nominal de 62% em relação ao mesmo período de 2017;

– 4,5 milhões compraram pela primeira vez na internet no primeiro semestre de 2018. Isso comprova o potencial do mercado, que continua atraindo novos entrante;

– Na Black Friday 2018, considerada uma das principais datas do setor, o volume de pedidos cresceu 23%. A expectativa do mercado era que esse aumento chegasse a 15%.

 

A importância dos aplicativos de mensagens (ex.: WhatsApp)

Os aplicativos de mensagens também merecem destaque, como canais relevantes para ativar vendas.

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil – Fevereiro de 2018, confirma a importância dos apps: entre os entrevistados, 96% declararam ter o WhatsApp instalado, contra 76% do Facebook Messenger e 15% do Telegram.

Com relação ao uso WhatsApp, o mais popular, a pesquisa apurou que:

73% usam para tirar dúvidas/pedir informações;

56% para receber suporte técnico;

53% para receber promoções;

48% para comprar produtos;

46% comprar serviços;

42% cancelar serviços.

 

Preferências do consumidor

Pesquisa da CDNL e SPC confirma o interesse do consumidor pelo ambiente online.

No levantamento, a internet aparece como o meio preferido de 62% dos internautas na hora de ir às compras; 36% ainda preferem as lojas físicas e 1% cita as redes sociais.

A propósito das vantagens do comércio eletrônico, destacam-se:

- Preço. 83% acreditam que os preços praticados no e-commerce são mais baixos;

- Comodidade. Essa opção foi indicada por 75% dos entrevistados;

- Variedade. 73% destacaram a variedade como vantagem do comércio eletrônico;

- Facilidade na escolha dos produtos. 62% indicam a facilidade na escolha dos produtos como um dos atrativos os canais de venda online;

- Disponibilidade de informações. 59% citam a disponibilidade de informações como um dos benefícios da compra via internet.

 

O crescimento dos marketplaces

Outra questão importante na análise do panorama atual do e-commerce no Brasil é o crescimento dos marketplaces.

Operando como um shopping center virtual, reunindo diversas lojas, esse tipo de operação tem contribuído para a atração dos consumidores e aumento do faturamento.

Essa situação não é vista apenas no Brasil, mas também em mercados mais maduros (EUA, Europa e Ásia), o que comprova que se trata de uma tendência importante.

Uma dúvida recorrente entre quem resolveu ter um canal de vendas via internet, é se vale a pena investir num e-commerce próprio ou apenas inserir a loja no marketplace.

A resposta para essa pergunta depende dos seus objetivos com o negócio. Se é apenas uma forma de ganhar dinheiro extra, ter uma segunda atividade, analise a possibilidade de atuar por um tempo exclusivamente nos marketplaces.

Agora, se o objetivo é ter uma operação profissional, prevendo consolidar um patamar significativo de vendas e faturamento, o ideal é estruturar seu e-commerce próprio e fazer a integração com os principais marketplaces do país.

Nesse caso, essas operações são vistas como mais um canal de vendas e vão ajudar a garantir escala para o negócio e também a experiência necessária para desenvolver a sua marca no ambiente online.

 

Cuidados na estruturação da operação

Entendido o potencial do comércio eletrônico, confira as questões que você precisa ter em mente antes de abrir a sua operação de e-commerce.

 

Planejamento

O desenvolvimento de um plano de negócios é o primeiro passo para organizar o seu canal de vendas online.

É o momento de organizar as informações sobre o segmento de atuação, tipo de produto que será comercializado e público-alvo.

Quanto mais dados reunir, melhor. Muitos negócios fracassam porque os gestores deixaram de analisar as condições mercadológicas e sua viabilidade financeira.

Se a proposta é trabalhar com revenda, prepare a lista dos eventuais parceiros, detalhando todos os dados que vão lhe ajudar a chegar nas melhores condições de venda.

Além das informações relacionadas ao produto, lembre-se de incluir no planejamento as linhas gerais sobre como será feira a divulgação do negócio.

A concorrência está cada vez mais acirrada, então, é muito difícil consolidar uma operação de sucesso sem investir nas iniciativas de marketing. (Google AdWords/ Shopping, e-Mail Marketing, Redes Sociais, Inbound Marketing, Ferramentas de análise de resultados, etc.).

 

Gestão operacional

A operação de um e-commerce exige atenção com diversos detalhes. Assim, decida com antecedência como a sua loja vai lidar com essas questões:

– entrega dos produtos. As opções são Correios e transportadoras, mas é fundamental fazer o levantamento dos custos, uma vez que eles vão impactar a precificação dos produtos;

– tipo de estoque. É possível trabalhar com diferentes modalidades, como o dropshipping, no qual a loja não precisa de espaço de armazenamento;

– meios de pagamento. A recomendação é oferecer o maior número possível de opções para os clientes, daí a importância dos intermediadores. Importante ter uma plataforma de e-commerce possibilitando crescimento, para fazer a integração com os diferentes sistemas (ex. Marketplaces do segmento, ERP, Logística, Ferramentas de pagamento, etc.). Isso vai facilitar o trabalho no dia a dia, além de evitar dores de cabeça na administração do processo;

– certificados de segurança. As lojas virtuais lidam diariamente com os dados importantes dos clientes, então, é imprescindível oferecer um ambiente seguro, para isso é fundamental que a loja esteja em ambiente SSL.

 

Gestão de marketing

É comum pensarmos no marketing como sinônimo de comunicação, mas essa é apenas uma das suas funções.

As atividades nessa área vão ajudar a posicionar a sua operação, cuidando para que a marca seja percebida pelo cliente da melhor forma possível.

Ou seja, cabe ao marketing materializar os diferenciais do e-commerce, além de desenvolver as estratégias que serão empregadas para atrair e reter os clientes.

Nesse contexto, lembre-se de que a percepção do consumidor é construída a partir das várias experiências que ele tem com a marca, do site da loja ao serviço de pós-venda.

 

Plataforma de e-commerce

Além do design e comunicação empregada, além da estratégia de marketing, as soluções tecnológicas do e-commerce têm um papel determinante no sucesso da operação. Afinal, o uso dos recursos adequados é que vai permitir que você disponibilize um ambiente amigável e seguro para o seu cliente.

Constata-se, que apesar do crescimento do comércio eletrônico, os consumidores ainda têm certo receio de comprar pela internet. Desta forma, é fundamental que o seu e-commerce, facilite o processo de escolha dos produtos e de pagamento para seus clientes.

Para que isso ocorra, é fundamental que todo o processo atenda bem às demandas do usuário e também do administrador da loja.

Usando os termos técnicos do setor, é vital ter bons recursos no back office e no front end da loja.

 

Seu e-commerce deve ter:

– Estratégia de Marketing

Uma boa estratégia de marketing bem definida, com foco em seu nicho de mercado, garantindo que seja criado um diferencial além do preço, passando ao cliente “Valor agregado” nos serviços ou produtos disponibilizados em sua Loja.

– Design userfriendly

O Design deve ser peça fundamental, de acordo com seu produto e segmentação do cliente, onde sua marca, as cores utilizadas, a peças publicitárias desenvolvidas, as imagens devem “conversar” com o seu cliente criando uma “conexão” agradável com o mesmo.

Além disso, o acesso mobile e multiplataforma, é muito importante para facilitar a navegabilidade do usuário em qualquer tipo de dispositivo de acesso e navegador (Android, IOS, Firefox, I.E, etc.).

Outro ponto que deve ser considerado é a facilidade de encontrar os produtos dentro de sua loja. Sistema de busca, ótima estruturação de categorias e sub categorias, além de toda os recursos utilizados (Banners, vídeos, imagens, textos, etc.), são de suma importância para tornar agradável e ágil a navegação em sua loja.

– Tecnologia de ponta

Para garantir que a sua loja tenha acesso à soluções atualizadas, API aberta, garantindo flexibilidade para criação do layout, ou seja, permite a implantação de códigos html, css e javascript personalizados.

– Apoio ao marketing

Emprego de ferramentas para visualizar a evolução das vendas, do perfil de clientes, relatórios sobre carrinhos abandonados e produtos mais vendidos.

Acesso direto às principais ferramentas do Google e do Facebook, para facilitar gestão de promoções.

 

Iniciativas prioritárias para melhorar o desempenho

Ter uma operação focada em conversão faz diferença, uma vez que isso significa que todos os seus processos de seu e-commerce são desenvolvidos para facilitar a navegação e a compra. Além disso, o gestor deve contar com recursos que facilitam a promoção das vendas.

Como exemplo é importante ter o cross selling ativo. Esta funcionalidade permite que, a partir da relação de produtos, seja possível aumentar o ticket médio oferecendo “Compre junto”, “Produtos relacionados” , etc.

Um e-commerce bem desenvolvido, têm como base utilizar as melhores práticas de otimização, para que a loja obtenha relevância nas buscas orgânicas.

 

Integração com marketplaces

No início do texto foi citado a importância conquistada pelos marketplaces no cenário atual do e-commerce mundial. Devido a isso, seu e-commerce deve ter flexibilidade em integrar com os principais marketplaces do mercado, deixando toda a operação, em um único painel (divididos por marketplace integrado). Isso reduz o fluxo de trabalho de seu administrador, na medida em que a loja pode administrar todo o processo na própria plataforma.

 

Gestão eficiente

É impossível ter sucesso no e-commerce sem cuidar de forma adequada da categorização do catálogo de compras. Além disso, a gestão da operação torna-se mais eficiente se a loja contar com ferramentas específicas para analisar a jornada de compra do cliente. Desta forma, ferramentas como o Google Analytics, devem ser contempladas em sua loja. Assim, é possível avaliar o desempenho das vendas via web.

Devido à importância conquistada pela internet para a venda de produtos e serviços, a decisão de abrir ou não um e-commerce é questão de tempo. Sugerimos que nossos clientes aproveitem o potencial de vendas e as facilidades oferecidas por esses canais, para estruturarem seus negócios no cenário atual.

É fundamental cuidar da organização da infraestrutura interna da operação. Assim, o desafio para os gestores é dedicar-se a orientação estratégica do negócio.

Com o aumento da concorrência, é importante trabalhar para consolidar o nome da loja e para atrair (e reter) a atenção do público.

É importante ter parceiros adequados pode fazer muita diferença, até para cobrir todas as frentes que compõem o ecossistema do e-commerce.

O atendimento e foco na satisfação e boa experiência do cliente pode fazer toda a diferença. Não corra risco de ver o negócio fracassar por falhas no atendimento ou na qualidade dos serviços prestados.

O ambiente digital é propício para que o seu negócio ganhe escalabilidade. Essa é uma das vantagens da venda via internet, pois não existem barreiras geográficas e a expansão dos negócios nem sempre depende de investimentos em infraestrutura.

Lembre-se que seu projeto web bem desenvolvido e o marketing digital, bem trabalhado, pode mudar o rumo do seu negócio.

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