Seu site é uma ferramenta de Vendas? Conheça os 7 passos para o Sucesso

Seu site é uma ferramenta de Vendas? Conheça os 7 passos para o Sucesso

por: S1000 agência

Algumas pessoas acreditam que o site é simplesmente um “panfleto eletrônico”, onde estão expostas as principais vantagens da empresa. Mas será que é simplesmente isto? Será que ter um site simples e até com plataformas básicas, permite utilizar todo o potencial que a internet dispõe?

Confira algumas dicas que a S1000 agência preparou para você, baseado em experiência de mais de 15 anos e mais de 1000 projetos desenvolvidos.

Em nossa visão, pensar desta forma (que o site é simplesmente um “panfleto eletrônico”) é um erro, já que o poder de um projeto web bem desenvolvido, pode trazer Leads de forma prática a um custo relativamente baixo.

É bem verdade que o custo de aquisição de leads (ROI) utilizando a web nos últimos tempos, tem se tornado mais caro. Mas os números mostram que algumas empresas que souberam utilizar de forma inteligente este canal nos últimos tempos, tiveram um crescimento exponencial e a S1000 acompanhou e contribuiu com seus serviços, para que vários clientes em diversas áreas tivessem este crescimento.

Para que sua audiência seja construída e consequentemente sua empresa gere vendas (Produtos ou Serviços), é interessante que o seu site ou loja virtual, comunique o que realmente quer transmitir ao seu Lead.

Um projeto web, quando bem desenvolvido, é capaz de compor diversas ferramentas e funcionalidades que poderão “encantar” os Leads (potenciais clientes) e até já clientes. Apesar de muito importante, não é só o design utilizado ou a arquitetura de navegação que farão com que o usuário seja encantado, mas sim, o que o projeto web oferece em um todo.

Um projeto web seja ele um site institucional, uma loja virtual ou até uma página de rede social (Facebook, Instagram, YouTube, Linkedin, etc.) deve ter o papel de divulgar, apresentar e “somar” no processo de venda de um serviço ou produto, além de ajudar na fidelização do cliente. Afinal, quanto vale um cliente satisfeito?

Apresentamos abaixo os 7 passos que aplicados em sue projeto web,  poderão mudar a história de sua empresa:

 

1-) Design e Navegabilidade

O design utilizado deve comunicar o que a sua empresa quer apresentar de forma simples e objetiva. As cores utilizadas devem fazer um link com a comunicação já utilizada pela sua empresa (Guideline), não menos importantes, as imagens, como: Banners de entrada (pois estes são a “vitrine” de sua empresa). Compare os banners com uma loja de shopping que possui uma vitrine. Se esta vitrine não for bem montada com os produtos de chamariz, iluminação impecável, organização, etc. Com certeza, esta loja perderá oportunidade de vendas.

Outros pontos ligados ao design são essenciais, como: Um bom Logotipo, Imagens de produtos impecáveis e com boa resolução, principalmente mostrando os produtos oferecidos em diversos ângulos e até a usabilidade do produto, seja apresentada através de vídeos, imagens, texto, pois tudo isto ajudará a elucidar a resolução de um “problema” ou “necessidade” de um cliente.

Ainda ligado à apresentação dos produtos ou serviços, os ícones, imagens complementares, a parte escrita, tabelas técnicas, catálogos, e-books, vídeos de apresentação, etc., devem ser utilizados, já que além de informar ao lead as informações pertinentes do produto ou serviço, esta apresentação transmitirá segurança a ele, para que o mesmo se sinta incentivado a adquirir o bem, seja ele no processo de compra on-line (loja virtual) ou no processo de iniciar um contato (formulário, telefone, whatsapp, chat, etc.).

 

2-) SEO (Search Engine Optimization)

Tudo isto citado acima, faz parte do SEO (Search Engine Optimization) e contribuirá para o posicionamento do site dos buscadores, seja ele no orgânico (Exibição de seu site de forma gratuita nos buscadores como o Google) ou ainda em um serviço patrocinado (ex. Google Ads. Serviço pago, para que seus anúncios apareçam no topo da página dos buscadores, relacionando o mesmo a “busca” dos termos utilizado pelo usuário), pois o índice de qualidade das páginas de seu site será alto.

 

3-) Site responsivo  - multiplataforma

Com o avanço da tecnologia e dos meios de acesso, os usuários acessam muito mais a web, através dos celulares e esta tendência é crescente. Vários sites, já possuem mais acessos por celular do que por desktop. Com base nestas informações, é essencial que seu projeto web, seja RESPONSIVO proporcionando ótima performance, boa navegabilidade e interação em qualquer dispositivo de acesso (celulares com qualquer navegador, tablets, notebooks, desktops, etc.).

O design responsivo permite que o site ou loja se adapte a diferentes tipos de navegadores e tamanhos de telas. Isto permite que 99% dos usuários acessem o seu projeto, o que é essencial para o sucesso.

 

4-) Site Seguro (SSL)

O Certificado SSL (Secure Socket Layer) é um padrão global definido em tecnologia de segurança digital, criando um caminho seguro entre o servidor e o navegador (Browser). Desta forma o SSL  garante que todos os dados transmitidos na rede sejam seguros e sigilosos.

HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure) é uma versão segura do HTTP (Hyper Text Transfer Protocol).

Os meios seguros de transferência de dados usando o protocolo HTTPS na internet são necessários para efetuar transações online seguras, como compras online ou serviços bancários, muito utilizados em lojas virtuais, sites de banco ou sistemas que envolvam transações financeiras em geral. O modo HTTPS criptografa a sessão do navegador aplicando um “certificado digital”, onde utiliza o HTTP sobre SSL (Secure Sockets Layer).

Com isso, o certificado SSL é essencial que seja aplicado a qualquer projeto web, para segurança das informações. Além disso, o Google pode penalizar os sites que não tenham o SSL, prejudicando o posicionamento de exibição neste buscador.

 

5-) Conteúdo assertivo

Qualquer projeto web seja ele um site institucional, loja, landing page, sistema web, ou até um aplicativo, deve ter informações que sejam direcionadas ao segmento de atuação. Com isso, o projeto precisará de um conteúdo específico de acordo com o seu público (persona) e objetivos.

Uma loja virtual, por exemplo, deve investir em conteúdo ligado ao seu produto, mas não especificamente somente informações do produto. O ideal neste caso é apresentar conteúdos que toque o seu publico no lado emocional e psicológico, impactando na solução de um problema ou necessidade do mesmo. Se você quer vender um aparelho de ginástica, o conteúdo deve estar ligado à saúde, trazendo assuntos ligados a emagrecimento, bem estar, longevidade, estética. etc.

Tudo isto, aliado as métricas de SEO, campanhas nas redes sociais, anúncios patrocinados (ex. Google, Facebook, Instagran, LinkedIn, YouTube, etc.) e integrações com Marketplaces, fará que a performance da loja virtual, seja positiva.

Grande parte deste método pode ser aplicado em um site qualquer, seja ele institucional, na área de venda de produtos (que exigem uma venda técnica) ou na área de serviços, pois o conteúdo apresentado de forma assertiva, impulsionará os acessos ao site.

Áreas ou seções aplicadas ao site como: Blog, Destaques, Notícias, E-Books, FAQs,  etc. serão importantes para  que os buscadores (Ex. Google) encontrem o conteúdo de acordo com o que o usuário procura. Estes conteúdos também devem ser integrados as redes sociais, despertando interesse de leads e fazendo com que eles comecem a seguir sua empresa.

É interessante apresentar diversas formas de conteúdo e identificar o que seu público mais gosta de acessar. Vídeos, Imagens, Textos, Tabelas técnicas, Documentos em PDF, podem ser utilizados, mas o ideal é mesclar tudo isto de forma que o usuário tenha uma melhor experiência.

 

6-) Interatividade

O objetivo de seu projeto deve ser o de atrair o Lead, para que o mesmo  tenha uma ótima experiência, seja ele um site, loja virtual, landing page, sistema web, ou até um App.

Mas sabemos que hoje em dia, a internet apresenta a oportunidade de “dar voz” ao usuário e isto deve ser aproveitado. Ouvir o usuário e agir após escutá-lo é essencial para o crescimento da empresa.

O usuário deseja ser tratado como “único” e hoje existem diversas ferramentas, que somarão neste “dialogo” entre sua empresa e usuário.

Tanto a venda, como o pós venda, devem ser trabalhados para a total satisfação do cliente e fidelização.

Com isto, além de toda a arquitetura de navegação utilizada no site usual relativo a interação, como numero de telefone, formulários diversos (ex.: contato, orçamento, cadastramento, sac, etc.), outras ferramentas podem ser integradas ao projeto web, como: WWapp, Chat, Skype, Link com Redes Socias, entre outros.

Tudo isto ajudará no processo de comunicação/atendimento de venda, pós venda e melhorias de todo processo, além de proporcionar que com os leads adquiridos, a empresa faça futuras campanhas de marketing, impulsionando futuras vendas.

 

7-) Desempenho

Fundamental para uma boa experiência do usuário.

Apenas velocidade na hora de abrir ou ao navegar, não bastam. Tudo deve ter harmonia. Layout intuitivo (User friendly),  Responsivo, SEO bem desenvolvido, boa Hospedagem, entre outros.

Tudo isto fará que o seu projeto web não seja apenas um “panfleto eletrônico”, ele pode e deve ser muito mais do que isto. 

Lembre-se que seu projeto web bem desenvolvido, pode ser uma das ferramentas mais importantes para o seu sucesso de seu negócio.

Conte com a S1000 para este desafio! Entre em contato conosco.